Calcite Óptica

Cor: Transparente
Locais onde é encontrada: América do Norte, América do Sul, Alguns Países da Europa
Chakras: Todos
Signo: Caranguejo
Ajuda com: Revitalização, Novos Começos, Recuperação, Limpeza de todos os chakras
O nome Calcite vem da palavra em Latim chalix , que significa cal.
Já a Calcite Óptica, também chamada de Espato da Islândia, tem este nome pois foi aqui onde inicialmente foi encontrada e onde se acredita que os Vikings a utilizavam como pedra do sol, em Islandês: sólarsteinn
Calcite Óptica utilizada pelos Vikings
A Pedra do sol, ou a sólarsteinn (diferente da Pedra do Sol que conhecemos hoje em dia), acredita-se que seria uma Calcite Óptica e era utilizada nos tempos medievais para conseguir localizar o sol no céu em dias completamente nublados.
Os primeiros registos da sua utilização para esta finalidade remontam ao século XII, sendo que mais tarde, nos séculos XIV e XV foram encontrados inventários de Igrejas onde constava esta pedra.
Isto acontece devido à capacidade que a Calcite Óptica (entre outros minerais com extrema transparência), tem de dividir um feixe solar em duas imagens quando olhamos para o céu através dela.
Veja neste vídeo o efeito de olhar através de uma Calcite Óptica
Uma das imagens seria o feixe de luz principal e a outra um feixe de luz polarizada.
Então, ao girar esta pedra enquanto se olha através dela, os vikings conseguiam então conciliar estas duas imagens de modo a identificar os anéis de luz polarizada do sol, mesmo em dias nublados.
Isto permitia-lhes então saber onde se localizava o sol e ter um ponto de referência para as suas viagens marítimas.
Como Limpar e Energizar a Calcite Óptica
A Calcite tem uma dureza de 3 na escala de Mohs, por isso é uma pedra relativamente macia.
Isto faz dela uma pedra fácil de lapidar mas não muito resistente.
De modo geral, todos os minerais que tenham uma dureza abaixo de 5 na escala de Mohs, não é recomendado que sejam expostos a água. Assim sendo, métodos de limpeza energética que contenham água ou outro agente corrosivo tal como o sal, não são recomendados.

Para mais informações sobre limpeza energética e energização, veja este post.
Sendo uma pedra mais frágil, também não é recomendado expô-la ao sol por longos períodos de tempo. Calcites com cor (não é o caso) podem perder a cor por causa do sol, mas de modo geral a pedra pode ficar fragilizada e depois partir com mais facilidade.
Assim sendo, para evitar estragar o seu cristal, recomendamos que opte por métodos de limpeza mais seguros, tal como a defumação, por exemplo. A energização, recomendamos que seja feita com a lua cheia, pelos mesmos motivos.
Para que é utilizada
De modo geral, a Calcite é uma pedra de extração e desintoxicação.
Por norma, a Calcite pode ser utilizada para trabalhar o chakra correspondente à sua cor, no entanto, como a Calcite Óptica é transparente, pode ser utilizada para limpar como também alinhar todos os chakras.
Para além das propriedades genéricas da Calcite, a Calcite Óptica é uma pedra de revelação e orientação.
Esta pedra cura e revitaliza a nossa aura e ajuda-nos a reencontrar dentro de nós mesmos coisas que julgávamos perdidas, como sonhos ou objetivos que acabaram por ser esquecidos ou atividades/ hobbies que deixámos de praticar.
Conhecida ainda como a pedra de novos começos, ajuda-nos a descobrir coisas novas sobre nós mesmos e a encontrar respostas para o que procuramos dentro de nós, dando assim inicio a um processo de recuperação.
