Como se formam os arco-íris?
Antes de falarmos sobre como se formam os arco-íris nos cristais, convém perceber em que consiste um arco-íris.
O fenómeno da refração da luz ocorre quando esta viaja e atravessa a fronteira entre dois meios diferentes, por exemplo entre o ar e a água, ou o ar e uma estrutura cristalina. A refração expressa a mudança da velocidade da luz entre esses dois meios fazendo com que ela “dobre”.
Dependendo do ângulo de incidência da luz à saída de um meio e entrada noutro, a sua trajetória vai, portanto, alterar. Os vários espectros da luz, que conhecemos como as cores do arco-íris, viajam a velocidades diferentes (fazendo com que certas cores passem a fronteira entre os dois meios em alturas diferentes) e por isso separam-se e tornam-se visíveis. De uma forma (simplificada) isto é aquilo a que se chama dispersão da luz
Quando vemos um arco-íris no céu é normalmente durante, ou logo após, um período de chuva. O sol viaja pelo ar e atravessa as gotas da chuva, que refractam e dispersam a luz solar e fazem com que seja possível ver as cores do arco-íris.
Os arco-íris nos cristais
Este fenómeno pode ser observado nos cristais, e existem duas situações durante o seu processo de formação que podem influenciar a presença de arco-íris no seu interior.
A primeira, é quando água ou bolhas de ar podem ficar presas dentro dum cristal aquando da sua formação, que ao refletir a luz exibem arco-íris.
Adicionalmente, pode ocorrer quando factores externos (como por exemplo derrocadas de rochas, tremores de terra ou mudanças extremas de temperatura) causam fraturas no cristal.
Com o continuar do crescimento do cristal, estas fraturas acabam por ficar encapsuladas dentro dentro dele e formam reflexos de arco-íris.
Podemos encontrá-los, por exemplo, no quartzo transparente, quartzo fumado, quartzo rosa, citrino, ametista, calcite (de qualquer cor), fluorite (de qualquer cor), entre outros. Acima de tudo a sua ocorrência observa-se necessariamente em cristais translúcidos.
Qual o seu significado dos arco-íris nos cristais?
Se pensarmos nos arco-íris que vemos no céu, normalmente surgem após um período turbulento (chuva) e simbolizam a renovação e esperança de que tudo acabará bem.
Os arco-íris que encontramos nos cristais trazem-nos exatamente essa mensagem, simbolizando felicidade, positividade e esperança.
São excelentes para meditar em alturas que passamos por momentos conturbados. Se nos focarmos no simbolismo do arco-íris, o cristal que o contém afastará os pensamentos negativos e ajudar-nos-á a interiorizar a mensagem de que, no final, tudo irá ficar bem.
Também encontramos uma mensagem de perseverança nos cristais com arco-íris. Se pensarmos na sua criação, eles sofreram danos (traumas), e recuperaram deles e continuaram a crescer. O mesmo acontece connosco.
Similarmente, quando sofremos um trauma quer seja físico ou emocional, eventualmente iremos conseguir ultrapassá-lo e iniciar o nosso processo de cura e reabilitação. E as cicatrizes que ficam em nós gravadas servem como uma memória para, quando olharmos para trás, nos lembremos do quão fortes somos e que conseguiremos sempre superar tudo.