Pedras de Nascimento (Birthstones)

As Pedras de Nascimento, ou birthstones, são 12 cristais associados a cada mês do ano. Alguns meses têm mais que um pedra associada.

Existem as birthstones tradicionais e modernas, que ao longo de séculos, foram sofrendo alterações. No entanto, o seu significado permanece inalterado e é comum a vários culturas, de várias religiões e crenças.

As pedras de nascimento são usadas há séculos como amuletos de sorte, proteção e equilíbrio energético. Acredita-se que a sua origem seja inspirada no  Peitoral do Juízo usado pelo sumo sacerdote Aarão, e que era adornado com 12 pedras preciosas, representando as 12 tribos de Israel. 

Posteriormente, essas pedras foram associadas aos 12 signos do zodíaco e, mais tarde, aos meses do ano. Assim, a tradição de usar uma pedra específica para cada mês ganhou popularidade ao longo dos séculos.

Quer seja para presentear alguém especial, ou para fortalecer a nossa própria energia, descubra qual é a pedra do seu mês e o que ela representa.

Quem decide as pedras de nascimento?

As pedras de nascimento modernas, foram definidas Em 1912, a Associação Nacional de Joalheiros dos EUA (agora Jewelers of America), que criou uma lista oficial com o objetivo de padronizar e facilitar o comércio de pedras preciosas.

Desde então, a lista foi ajustada e expandida (ex: Tanzanite foi adicionada ao mês de Dezembro apenas nos anos 2000).

Esta é a lista de pedras de nascimento que a maioria dos países ocidentais segue hoje, incluindo Portugal.

tabela de pedras de nascimento

Pedras de nascimento de cada mês

Janeiro: Granada

A Granada é uma pedra de proteção, ancoramento e regeneração.

Confere uma sensação de estabilidade e segurança. Atua ao nível do chakra da raiz, dando-nos mais vigor, força e autodomínio.

É uma pedra que nos ajuda a mantermo-nos firmes e enraizados, para que assim consigamos desenvolver todo o nosso potencial.

Conhecida também como pelas suas propriedades proteção, ela é especialmente útil contra ataques psíquicos  e influências externas negativas.

Fevereiro: Ametista

A Ametista é uma pedra altamente ligada à mente, ao emocional, à intuição e à espiritualidade.

Atua ao nível dos chakras do terceiro olho e da coroa, e harmoniza o corpo físico, mental,  emocional  e espiritual.

É também uma pedra protetora, particularmente contra ataques psíquicos.

Transmuta a energia negativa e ajuda no desenvolvimento da espiritualidade, estimulando ou acalmando a mente, conforme é necessário.

Além disso, ajuda ainda a neutralizar a dor e aliviar sintomas de stress e cansaço, sendo benéfica no alívio das dores de cabeça e enxaquecas.

Março: Água-marinha

A água-marinha é uma pedra de paz e serenidade.

Ajuda a tranquilizar a mente e a dissipar pensamentos negativos, sendo bastante útil também para lidar com o stress.

Equilibra o chakra da garganta, facilitando a comunicação, livre da influência ou da percepção que os outros tenham sobre nós.

Ajuda ainda a estimular a criatividade e a fluidez de pensamentos e ainda a desbloquear emoções estagnadas.

Abril: Diamante Herkimer

Tradicionalmente, a birthstone do mês de Abril é o Diamante. Contudo, como se trata de uma pedra bastante cara, optámos por utilizar o Diamante Herkimer como alternativa.

Curiosamente, apesar do seu nome, esta pedra é, na verdade, um tipo de quartzo. Foi assim apelidada devido à sua elevada clareza e transparência, que são semelhantes às do diamante. Além disso, uma outra característica distintiva desta pedra é a sua dupla terminação natural, o que faz dela um excelente transmissor energético.

Da mesma forma que o quartzo, esta pedra promove clareza de pensamento, remove bloqueios energéticos e amplifica a nossa vibração energética.

Maio: Esmeralda

A Esmeralda é uma pedra de amor, prosperidade e regeneração.

Pode ser utilizada para equilibrar o chakra do coração e tem um efeito calmante sobre as emoções.

Elimina pensamentos negativos, promove optimismo e a prática de ações positivas.

Restaura os níveis de energia, combate o desgaste e ajuda-nos dessa forma a ultrapassar obstáculos e contratempos.

É uma pedra de prosperidade e abundância e ajuda-nos a ver recompensados os nossos esforços.

Junho: Pedra da Lua

Em Junho, também optámos por uma pedra alternativa. A birthstone tradicional é a pérola. No entanto, como a nossa marca é vegan e cruelty-free, esta não era uma opção.

Por outro lado, a birthstone moderna é a Alexandrite. No entanto, como se trata de uma pedra rara e bastante cara, escolhemos uma alternativa mais acessível: a Pedra da Lua.

Esta é uma pedra de calma que carrega a energia da lua e promove o desenvolvimento da nossa intuição.

Equilibra os chakras do terceiro olho e da coroa e ajuda a balançar mudanças de humor.

Além disso, esta pedra lembra-nos que tudo na Natureza é cíclico e, por isso, devemos aceitar todas as partes desse ciclo.

Julho: Rubi

O Rubi é uma pedra de proteção e estimulo

Utilizado desde a Antiguidade, o seu nome deriva do Latim e significa “Vermelho”.

Conhecido como um cristal guardião, acreditava-se que ao utilizar uma joia de rubi, a pedra escurecia na presença de perigo para avisar o seu utilizador. 

Esta pedra forma um poderoso escudo contra ataques psíquicos e vampirismo energético.

Atua ao nível do chakra da raiz e é também uma pedra de abundância que promove a motivação e positivismo necessários para alcançar os nossos objetivos.

Agosto: Peridoto

O Peridoto é uma pedra de proteção, fortalecimento e amplificação energética.

Amplifica a nossa vibração energética, incentiva à mudança e assim ajuda a libertar-nos de velhos hábitos, padrões de comportamento negativos e ressentimentos.

Equilibra o chakra do coração e do plexo solar.

Incentiva-nos ainda a tomar responsabilidade da nossa vida e a procurar novas oportunidades, dando-nos a convicção, confiança e assertividade necessárias para tal.

Setembro: Safira

A Safira é uma pedra de sabedoria, calma e proteção psíquica.

Ajuda a acalmar a mente e a libertá-la de pensamentos indesejados. Promove o equilíbrio entre o corpo físico, mental e espiritual. Inspira paz, tranquilidade e serenidade.

Equilibra o chakra do terceiro olho e é também um excelente auxiliar de desenvolvimento espiritual e promove o desenvolvimento da nossa intuição.

Além disso, é também uma pedra de proteção, em particular contra ataques psíquicos, afastando energias negativas indesejadas,  protege-nos ontra a influência de terceiros.

Outubro: Turmalina Rosa

A Turmalina Rosa é uma pedra de amor e compaixão.

Ensina-nos a nos amarmos a nós mesmos antes de amarmos o próximo.

Além disso, é bastante benéfica no processo de cura emocional, pois ajuda a dispersar sentimentos negativos, e promove paz, harmonia, e amor.

Equilibra o  chakra do coração e ajuda-nos confiar na nossa capacidade de amar sem medos, deixando-nos mais receptivos a receber amor.

Novembro: Topázio Imperial

O Topázio Imperial é uma pedra de amplificação energética, fortalecimento e optimismo.

Ajuda-nos a reconhecer as nossas capacidades, aumenta a nossa confiança e ajuda-nos a ultrapassar obstáculos. 

Afasta as incerteza e põe fim à procrastinação, inércia e apatia. É conhecida também por ser uma pedra de boa sorte e que atrai o sucesso.

Fortalece o chakra do plexo solar e ajuda a regenerar as células, sendo por isso útil para combater o cansaço e exaustão mental.

Dezembro: Tanzanite

A Tanzanite é uma pedra de clareza e conexão com o Eu Superior.

É um excelente para nos auxiliar na prática meditativa, pois dá-nos a sabedoria necessária para distinguir as coisas verdadeiramente importantes daquilo que não nos serve.

Facilita a expansão da consciência, potencializando assim o desenvolvimento espiritual.

Ajuda-nos também a ouvir e comunicar com clareza, permitindo assim fazer escolhas mais conscientes e equilibradas.

Como utilizar as pedras de nascimento?

Tradicionalmente, são utilizadas em joalharia, dessa forma podemos trazer sempre a nossa pedra connosco.

Por exemplo, pode utilizar uma pulseira ou colar com a sua pedra. No entanto, também pode simplesmente trazer consigo o cristal do seu mês.

Quando falamos de cristais, o ideal é que eles estejam o mais próximos do corpo possível. Por isso, podemos levar a nossa birthstone no bolso, para que, dessa maneira, possamos beneficiar ao máximo da sua energia.

Além disso, outra maneira de utilizar as pedras de nascimento, é na meditação. Se não gosta de usar acessórios e levar o cristal consigo não for uma opção, pode reservar alguns minutos do seu dia para meditar com a sua pedra e, assim, conectar-se com a sua energia.

Na MOHS Cristais, temos uma coleção de pulseiras das pedras de nascimento feitas em aço inoxidável. Estão disponíveis em dourado e pratado.

🔗 Explore a nossa coleção aqui

Poderá também gostar de:

Shopping Cart
0