Ametista
Cor: Roxo, Púrpura, Lavanda
Locais onde é encontrada: Um pouco por todo o mundo, com alguns dos maiores depósitos no Brasil, Uruguai, Sibéria, Sri Lanka, entre outros
Chakras: Terceiro Olho, Coroa
Ajuda com: Intuição, Desenvolvimento Espiritual, Meditação, Tranquilidade, Enxaquecas
O nome Ametista, deriva do grego helenístico amethystos, que significa não intoxicar.
Este nome foi-lhe atribuído pois os gregos acreditavam que esta pedra teria a capacidade de impedir que ficassem embriagados, por mais que bebessem, e era por isso utilizada como talismã e, inclusivamente, para esculpir copos.
A lenda da Ametista
Reza a lenda que Baco, Deus do vinho, da ebriedade e dos excessos, estava enraivecido com os mortais.
Baco jurou então que a próxima pessoa que cruzasse o seu caminho iria ser comida viva pelos seus tigres.
A caminho do templo de Diana, ia uma jovem chamada Ametista, que infelizmente, teve o azar de se cruzar com Baco.
Quando se apercebeu do seu fim iminente, Ametista gritou por Diana ao ser atacada pelos tigres.
Por sua vez, Diana, a Deusa da lua e da caça veio ao seu auxílio e transformou-a num cristal transparente.
Arrependido, Baco terá então derramado vinho sobre o cristal como uma oferenda e como forma de mostrar os seus remorsos, e terá sido isso que deu origem à sua cor roxa.
Esta crença está associada à capacidade da ametista ajudar a lidar com vícios e dependências, quer sejam eles substâncias, pensamentos ou até padrões comportamentais.
A ametista acalma e relaxa a mente, libertando-nos das preocupações e ansiedades que muitas vezes nos fazem recorrer a esses vícios.
Porque é que esta é uma pedra tão popular?
Os cristais surgem muitas vezes nas nossas vidas quando começamos a expandir a nossa consciência e a procurar desenvolver o nosso lado espiritual.
São incríveis ferramentas para o nosso desenvolvimento e a ametista é uma das melhores pedras para isso mesmo.
É, frequentemente, a primeira pedra que nos escolhe e que nos leva a querer saber mais sobre o mundo dos cristais, não só pela sua beleza que cativa qualquer um, mas também porque está intimamente ligada à espiritualidade.
É um dos cristais mais recomendados para quem se inicia no mundo da cristaloterapia, pois é um cristal muito versátil e que pode ser utilizado para uma variedade de coisas.
Harmoniza o corpo físico, mental, emocional e espiritual. Estimula ou acalma a mente, conforme é necessário, ajudando a mantê-la focada. Ajuda ainda a assimilar conhecimento, sendo por isso uma pedra excelente para ter conosco enquanto estudamos ou aprendemos algo novo.
Propriedades da Ametista
É um dos cristais mais recomendados para quem se inicia no mundo da cristaloterapia, pois é incrivelmente versátil e que pode ser utilizada para uma variedade de fins.
Harmoniza o corpo físico, mental, emocional e espiritual.
Estimula ou acalma a mente, conforme é necessário, ajudando a mantê-la focada.
Ajuda ainda a assimilar conhecimento, sendo por isso uma pedra excelente para ter conosco enquanto estudamos ou aprendemos algo novo.
A Ametista pode ser utilizada tanto no chakra da coroa como no do terceiro olho, e é um excelente auxiliar para quem gosta de meditar com cristais.
A nível da coroa, a Ametista ajuda-nos a acalmar a agitação mental e abre a nossa consciência.
A nível do terceiro olho, a Ametista ajuda a desenvolver capacidades metafísicas, tais como a vidência e clarividência, por exemplo.
Para além da das suas propriedades associadas ao desenvolvimento espiritual e expansão da consciência, a Ametista é também uma pedra de proteção, em particular contra ataques psíquicos.
Funciona como um tranquilizante, podendo ser utilizada para acalmar uma mente hiperativa e com dificuldades em adormecer. Uma maneira de a utilizar para esse efeito, é colocar uma ametista rolada por baixo da sua almofada.
A ametista ajuda a neutralizar a dor e aliviar sintomas de stress e cansaço. Coloque uma ametista no chakra da coroa (no alto da cabeça) ou no terceiro olho (entre as sobrancelhas) para aliviar dores de cabeça e enxaquecas.
Como limpar e energizar
Esta pedra, é na verdade uma variedade de quartzo, e assim sendo, tem uma dureza de 7 na escala de Mohs, o que significa que é uma pedra relativamente resistente.
Pode por isso ser limpa com qualquer método de limpeza (inclusive os que utilizam água).
No entanto, e apesar de ser uma pedra resistente, não deve ser exposta ao sol por longos períodos de tempo, pelo que preferencialmente a deve energizar na lua cheia.
A exposição prolongada ao sol, acabará por fazer com que a Ametista comece a perder a sua coloração.
Para mais informações sobre limpeza energética e energização, veja este post.
Formações da Ametista
Sendo um tipo de quartzo, a ametista cresce naturalmente em pontas hexagonais.
É uma pedra relativamente fácil de lapidar o que leva a que existam inúmeras formas disponíveis no mercado. Para além da sua forma bruta, podemos encontrá-la rolada, em esfera, pêndulo, massajador, em forma de coração, animais, porta-velas, entre outros formatos.
Quando estas pontas crescem naturalmente em grandes aglomerados formam-se as drusas e geodos de ametista.
As drusas, para além das propriedades da ametista já referidas acima, têm também a particularidade de poderem ser utilizadas para energizar outros cristais mais pequenos. Isto é especialmente útil para aqueles cristais que não devem ser energizados com a luz do sol e caso não tenha acesso à luz lunar, por exemplo em noite de céu encoberto.
A ametista é sem dúvida um cristal imprescindível em qualquer coleção e é um excelente ponto de partida para quem quer começar a conhecer o mundo dos cristais. É bastante versátil na medida em que pode ser utilizado em várias situações e é por isso um dos favoritos dos praticantes de cristaloterapia.



