Sodalite
Com uma dureza de 5,5 a 6 na escala de Mohs, a Sodalite é um Silicato de sódio. O seu nome deriva na verdade desse elemento químico presente na sua composição.
Aparência: Várias tonalidades de azul intenso. É muito comum apresentar veios, manchas ou inclusões brancas de calcite.
Locais onde é encontrada: Vários locais do mundo, com os depósitos mais notórios no Brasil, Canadá, Namíbia, Índia, Estados Unidos, Rússia, Afeganistão e Groenlândia.
Chakras: Garganta, Terceiro Olho
Signo: Sagitário
Ajuda com: Intuição, Comunicação, Autoexpressão, Calma, Desenvolvimento Espiritual, Capacidades Psíquicas
História, Mitos e Lendas
A Sodalite é uma pedra relativamente recente, pelo que não existe muita história associada a ela.
Foi identificada pela primeira vez em 1806 na Groenlândia, país que ainda hoje exporta este mineral.
Só mais tarde, já no século XX, quando grandes depósitos foram descobertos no Canadá, esta pedra ganhou popularidade e começou a ser mais utilizada.
Durante esse período, passou a ser valorizada no campo espiritual e energético, associada à clareza mental, lógica e comunicação consciente.
Devido à sua aparência, a Sodalite é muitas vezes confundida com o lápis-lazúli. Pode ler mais sobre o lápis-lazúli neste post.
Como distinguir a Sodalite do Lápis-lazúli
A Sodalite é composta por potássio, sódio e cálcio, enquanto que o Lápis-lazúli é composto maioritariamente por três minerais: lazurite, calcite e pirite.
Para além da sua composição química, existem algumas pistas visuais que nos podem ajudar a distinguir estas duas pedras.
Coloração: O Lápis-lazúli (à esquerda) tem um azul mais intenso e escuro que a Sodalite (à direta). Este é sem dúvida um dos principais pontos a ter em consideração, no entanto, é de notar que excelentes exemplares de Sodalite podem apresentar um azul bastante semelhante, pelo que cor apenas não basta para as distinguir.
Inclusões: A Sodalite tem inclusões de calcite branca, que criam contrastes irregulares e padrões marmoreados. O lápis-lazúli também pode pode ter inclusões de calcite, mas normalmente não são tao proeminentes.
No entanto, a sua característica mais distintiva entre as duas são os pequenos pontos dourados de pirite, que não existem na sodalite e são um dos principais indicadores visuais do lápis-lazúli.
Significado e Propriedades da Sodalite
A Sodalite é um cristal profundamente ligado à mente, à comunicação e à clareza mental.
É conhecida como a pedra da lógica e da verdade, ajudando a organizar pensamentos, a acalmar a mente e a promover uma comunicação mais consciente.
Ajuda-nos a estabilizar as emoções e a acalmar o sistema nervoso, bem como no desenvolvimento das capacidades psíquicas.
Este cristal atua sobretudo ao nível do chakra da garganta e do terceiro olho, favorecendo a expressão clara das ideias, a honestidade emocional e o desenvolvimento da intuição.
Dissipa ainda o medo, especialmente o de falar em público, e o medo do que os outros poderão pensar de nós.
É um ótimo cristal para ter connosco quando lemos, estudamos ou aprendemos algo novo, pois ajuda a organizar a mente e a melhorar a concentração.
Cuidados a ter com a Sodalite
A Sodalite tem uma dureza entre 5,5 e 6 na escala de Mohs, cujo máximo é 10. Para referência, isto significa que é uma pedra mais macia do que o quartzo (que tem dureza de 7).
Deve ser manuseada com cuidado para evitar riscos, quedas ou impactos fortes. Embora possa entrar em contacto ocasional com água, não se recomenda a exposição frequente ou prolongada, especialmente quando está montada em peças de bijuteria.
Ao longo do tempo, a exposição à água pode causar desgaste na sua superfície o que a torna ainda mais susceptível de se partir. Assim sendo, recomendamos que a limpeza energeticamente seja feita com métodos que não utilizam água. Por exemplo através da defumação ou som.
Em relação à energização, evite a exposição prolongada à luz solar direta, pois pode alterar ligeiramente a intensidade da sua cor ao longo do tempo. Nesse sentido, limite a exposição prolongada ao sol, ou opte pela luz da lua, especialmente durante a lua cheia.
Esta forma de energização é suave e ajuda a reforçar a ligação da pedra à intuição e à clareza interior.
Se quiser ler mais sobre a limpeza energética e energização dos cristais, leia este post.
Como utilizar a Sodalite
Existem várias formas de integrar os cristais no dia a dia, sendo que mantê-los próximos do corpo é uma das maneiras mais eficazes de beneficiar das suas propriedades energéticas.
A Sodalite pode ser usada no bolso, como joia, ou colocada diretamente sobre o corpo durante uma meditação, especialmente na zona da garganta ou do terceiro olho, chakras com os quais este cristal está mais associado.
A Sodalite em particular é um cristal particularmente indicado para acompanhar momentos de leitura, estudo e aprendizagem, ajudando a promover clareza mental, foco e organização do pensamento.
Como facilita a comunicação, ter uma sodalite apoia-nos durante reuniões, apresentações, ou momentos em que precisamos de comunicar em público.
Abaixo, deixamos algumas sugestões de bijuterias feitas com Sodalite, para ter este cristal sempre consigo.
-
Pingente de Sodalite Bola (Dourado/Prateado)
2,00€ This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page -
Pulseira Theia Sodalite (Dourado/Prateado)
16,00€ This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page





